Afubesp apóia deputado Greenhalg na entrega do pedido de desagravo à OAB-SP
Na manhã desta sexta-feira, dia 16, o deputado federal Luiz Eduardo Greenhalg (PT-SP) entregou ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), secção de São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Úrso, o pedido de desagravo público por ter sido desrespeitado em suas prerrogativas profissionais.
O agravo decorreu do depoimento de um preso que disse ter sido torturado – acusando o deputado de ter acompanhado a sessão de tortura – para que confessasse sua participação no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel. A acusação foi noticiada no jornal Folha de S.Paulo, em 23 de dezembro de 2003.
Estiveram presentes no ato solene membros da diretoria da OAB e autoridades políticas como os ministros da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; da Comunicação, Miro Teixeira; e da Casa Civil José Dirceu; o presidente nacional do PT, José Genoíno, e o vice-prefeito de São Paulo, Hélio Bicudo. Compareceram, ainda, vereadores, deputados estaduais e federais, advogados e entidades de defesa dos direitos humanos, de diversas cidades do Brasil.
Durante a cerimônia, os companheiros de trabalho e militância política de Greenhalg falaram sobre sua integridade, profissionalismo e história de vida, que contradizem as acusações divulgadas na Folha de S.Paulo.
Emocionado com as mensagens que recebeu e com a presença de famílias de desaparecidos e anistiados políticos, Greenhalg disse que já se considera “desagravado moralmente”.
O deputado também comentou a postura inadequada da Folha de S.Paulo por ter publicado uma matéria de acusação sem consultar a parte envolvida, como manda o código de ética dos jornalistas.
Em sua defesa, ele afirmou que os depoimentos do caso Celso Daniel foram realizados e testemunhados por delegados, promotores e um curador.
Audiência – Após o ato solene, o presidente da Afubesp, Aparecido Sério da Silva, conversou com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que se comprometeu em marcar reunião específica para discutir com os representantes dos funcionários do Santander Banespa a questão dos aposentados e das demissões que estão ocorrendo no grupo.
fonte: Afubesp






