Afabesp rompe compromisso de unidade e prejudica aposentados pré-75
O VII Encontro Nacional dos Aposentados do Banespa, realizado no dia 17 de abril deste ano, aprovou por unanimidade a unificação do movimento em defesa dos direitos e do reajuste do pessoal pré-75. Desde então a Afubesp e a Comissão Nacional têm realizado um grande esforço para manter essa unidade, estabelecendo contato permanente com a Afabesp sobre as questões que envolvem os aposentados.
Um dos muitos exemplos desse empenho em cumprir as determinações do VII Encontro ocorreu quando o Santander apresentou a proposta específica de acordo para o pessoal pré-75. A Afubesp, Comissão Nacional e Afabesp debateram as alternativas apresentadas pelo banco e divulgaram documento conjunto, no qual as consideram inaceitáveis.
Até o final do mês passado, apesar das dificuldades inerentes ao processo, as três entidades vinham trabalhando no sentido de ter posições unificadas para o conjunto dos aposentados e pensionistas.
Entretanto, nos últimos dias, a Afabesp, sem consultar a Afubesp e a Comissão Nacional dos Aposentados, encaminhou às afabans um panfleto irresponsável que rompe com o compromisso de unidade assumido por aquela entidade perante todos os aposentados representados no VII Encontro.
O documento, cujo título é “Santander Banespa Desrespeita Cidadãos e Instituições Brasileiras”, mistura as criticas à postura do banco espanhol (que também poderíamos subscrever, caso fossemos consultados) com um ataque gratuito e extemporâneo aos dirigentes sindicais, que representam a categoria bancária.
Para agravar ainda mais o problema, a frase infeliz embutida no texto não especifica a quem as ofensas são dirigidas, o que na prática representa uma agressão à quase totalidade dos dirigentes sindicais bancários, tendo em vista que todos os sindicatos defenderam a assinatura do acordo coletivo em 2001, por entenderem que aquela era a única saída possível naquele momento.
A quem interessa prejudicar a imagem de nossos dirigentes sindicais perante os clientes e os representantes da sociedade? A Afabesp quer que a pessoa que receba o panfleto fique indignada com os nossos sindicatos, cujas diretorias os próprios bancários elegeram, ou com o Santander?
Alguns colegas de afabans ficaram estarrecidos com a atitude da Afabesp e, sabiamente, se negam a distribuir o panfleto provocativo e divisionista.
A Afubesp e a Comissão Nacional relembram à Afabesp que a esmagadora maioria dos aposentados havia deixado claro que o nosso inimigo é o banco espanhol e não as entidades sindicais e de representação.
O documento assinado pela Afabesp e o Sinfab (sindicato que não é reconhecido legalmente) não contribui para nossa luta e só ajuda a estratégia do Santander, que é nos dividir novamente. Sua divulgação, às vésperas da decisão de nossa campanha salarial, prejudica os aposentados, na medida em que afasta possíveis aliados na luta em defesa do nosso reajuste.
Esperamos que a Afabesp volte a cumprir os compromissos assumidos por seu presidente perante o VII Encontro Nacional dos Aposentados. De nossa parte, continuaremos firmes na busca da unidade do movimento, pois entendemos que é a única forma de preservarmos os direitos dos aposentados e conquistarmos o reajuste dos colegas pré-75.
Afubesp – Associação dos Funcionários do Grupo Santander Banespa, Banesprev e Cabesp
Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa