AFABANS SE INTEGRAM À LUTA EM DEFESA DO BANESPA
Mais de 60% das Afabans atenderam ao convite da Comissão Nacional dos Aposentados e enviaram representantes para a reunião realizada hoje na Afubesp para discutir defesa do Banespa, plano de complementação de aposentadorias, campanha do plebiscito e PEC.
A reunião foi realizada no auditório da Afubesp, que promoveu o encontro em conjunto com o Comando Nacional Banespa-CUT e a Comissão de Aposentados.
Os participantes decidiram concentrar esforços para ampliar a participação dos aposentados na luta pela aprovação da PEC nº 4 e na coleta de assinaturas no requerimento do plebiscito. Aprovaram também o seguinte calendário de atividades proposto pela Comissão de Aposentados:
27/4 – Dia Nacional de Luta dos Aposentados, com realização de atos públicos em frente às principais unidades do Banespa de cada região e leitura de manifesto. Serão convidados parlamentares, sindicalistas, representantes da sociedade civil e autoridades para ampliar a luta contra a privatização do banco.
28/4 – Visita de representantes às diretorias do Banesprev e do Banespa
29/4 – Participação ativa nas assembléias do Banesprev e Cabesp
6/5 – 3º Encontro Nacional dos Aposentados e Funcionários pré-75
O diretor da Afubesp, Herbert Moniz, faz uma avaliação muito positiva da reunião, que, na sua opinião, representa a integração das Afabans à luta geral dos banespianos em defesa do Banespa. “A atuação das Afabans junto com as entidades do Comando trará uma enorme contribuição para fortalecer a luta do funcionalismo e da sociedade contra a venda do banco.”
Não-adesão. A reunião deliberou por manter as orientações aprovadas na assembléia nacional dos aposentados, realizada no dia 11 de dezembro passado, de NÃO-ADESÃO ao plano de complementação de aposentadorias proposto pela direção do banco. Com a cassação da liminar que suspendeu a execução do plano pré-75, o banco reabriu as adesões, a partir de amanhã, sem resolver nenhuma das pendências que fez com que o plano fosse rejeitado por unanimidade pela assembléia e em dezenas de encontros regionais realizados em todo o país.
Herbert enfatiza que não há nenhum motivo para mudar a orientação. “Os funcionários não devem de jeito nenhum cair nessa jogada dos interventores, que suprime direitos e contribui apenas para facilitar a privatização.”
Quem veio pelas Afabans. Julio Bueno e Luiz Serrador – Pirassununga/SP; Ordália Campos – Mato Grosso do Sul; Alfredo Rossi – Florianópolis/SC; Carlos Augusto (Barão) – Juiz de Fora/MG; Keiko Nishidate – Lins/SP; Adelson Almada – Araçatuba/SP; Celeste Viana e Luiz Azzolini – Rio de Janeiro/RJ; Salime Couto e Pedro Francisco – Belo Horizonte; Péricles de Andrade – Paraguaçu Paulista/SP; Onivaldo Messetti – Rio Claro/SP; Carlos Eduardo Ferreira, Manoel Toledo e Jorge Moreira – Limeira/SP; Dorival Rota – São Carlos/SP; Shirley Lessa – Botucatu/SP; João Carlos Manoel – Araraquara/SP; Ariovaldo Cavarzan – Campinas/SP; João Claudemir – Presidente Prudente/SP; Adir Pereira e Geter Andrade – São João da Boa Vista/SP e José Ferratto – São José do Rio Preto/SP.
Outros. Participaram também os diretores da Cabesp eleitos pelos funcionários, Paulo Salvador e Antônio Carlos Conquista, os diretores do Banesprev, também eleitos pelos participantes, José Roberto Siqueira e Wagner Pinheiro, o diretor do Sindicato dos Bancários de SP, José Osmar Boldo, e os seguintes representantes da Comisão Nacional de Aposentados: Albertina Ramos, Lúcia Lopes, Sônia Temperani, Cristina Amorim, Sérgio Zancopé e Augusto Campos. Pela Afubesp, estiveram na reunião, além de Herbert, o presidente Eduardo Rondino e os diretores Cido Sério, Vera Moura, Mário Castanheira, José Reinaldo, Leni Rodrigues, Ivani Baptistão e Janides Jockner (Jane).
fonte: AFUBESP