Adiado seminário sobre atendimento bancário
O seminário nacional sobre atendimento bancário, que estava previsto para acontecer no próximo dia 8, foi adiado para o dia 21 de novembro, a partir das 14h, em São Paulo, diante de problemas na agenda dos convidados.
Na oportunidade, a CNB/CUT espera reunir representantes da Fenaban, do Banco Central, da CUT Nacional, de órgãos de defesa do consumidor como Procon e Idec, autores de projetos de lei sobre tempo de espera em filas, sindicatos filiados, de representações dos movimentos organizados – mulheres, negros, cidadania, moradia – e todos os atores sociais que de alguma maneira se relacionam com o tema.
O atendimento bancário está há muito tempo nas pautas de reivindicação dos bancários. O assunto é tratado até hoje com descaso pelos banqueiros. A partir da reestruturação e segmentação realizada pelos bancos, a maioria dos clientes foi expulsa do atendimento tradicional na “boca dos caixas”.
É comum as agências terem apenas um funcionário para realizar este tipo de atendimento. Muitas vezes este atendimento é prestado atrás de divisórias ou em “áreas vips”. Ou seja, houve uma tentativa de elitização do atendimento bancário, num claro processo de discriminação econômica e social.
Como muitos clientes e usuários preferem, ou mesmo pela natureza da operação que precisam realizar, dependem da ida até o caixa. Com isso, acabam se formando as intermináveis filas, o que gera uma enorme perda de tempo para essas pessoas e um estresse adicional para os trabalhadores.
Com todo o investimento em novas tecnologias, os bancos não conseguem oferecer um bom atendimento aos clientes e usuários. Mesmo cobrando bilhões em tarifas não resolvem o problema das filas. Até as leis que limitam o tempo de espera ainda não surtiram os efeitos desejados, simplesmente porque os bancos não fazem a sua parte, ou seja, não contratam mais bancários. Ao contrário, divulgam apenas medidas paliativas, que também não resolverão o problema.
Durante o Seminário será lançada a Campanha Nacional pela Melhoria do Atendimento Bancário. Também será divulgado abaixo-assinado, a ser entregue ao Banco Central do Brasil, pela ampliação do horário de atendimento das 9h às 17h, com a criação dos dois turnos de trabalho.
fonte: CNB/CUT