Ações do INSS: aposentados não devem se curvar à pressão do banco
Diversos aposentados e pensionistas têm entrado em contato com a Afubesp e a Comissão Nacional dos Aposentados para denunciar o recebimento de uma carta contendo ameaça velada a todos os colegas que ingressaram com ação contra o INSS e não assinaram o contrato de cessão parcial de direitos elaborado pelo banco.
O documento apócrifo (sem assinatura) – embora tenha a logomarca do Santander Banespa – estaria sendo encaminhado aos banespianos que não aceitaram o acordo proposto pela empresa com o objetivo de pressioná-los. “Lembre-se: apenas a assinatura e o cadastramento de seu contrato lhe garante a não compensação integral dos valores recuperados na sua complementação de aposentadoria”, afirma o texto, em negrito.
Orientação da Afubesp e Comissão Nacional – Após analisar o conteúdo da carta, a Afubesp e Comissão Nacional dos Aposentados do Banespa orientam a todos os que entraram com a ação por meio do Jurídico da entidade a não se curvarem à ameaça. “A intenção da carta é que a pessoa fique com medo e procure o banco para negociar seu ingresso no acordo”, explica Sérgio Roberto Zancopé, diretor da Afubesp e integrante da Comissão Nacional.
O dirigente recomenda aos colegas que receberem o documento a não fazerem nada e ficarem tranqüilos. “Daremos toda a assistência jurídica para quem moveu a ação conosco.”
Outra recomendação importante é que a pessoa informe ao Jurídico da Afubesp ou a Comissão Nacional dos Aposentados assim que o INSS efetuar o pagamento retroativo da correção. “Com essa informação, pretendemos nos antecipar a qualquer iniciativa do banco que vise prejudicar os aposentados e pensionistas.”
fonte: Afubesp