ACIDENTE DE TRENS NA INGLATERRA REACENDE DEBATE SOBRE “CONFLITO DE INTERESSES” DAS EMPRESAS PRIVATIZADAS
O grave acidente envolvendo dois trens próximo à estação de Paddington, em Londres, está causando um amplo debate na Inglaterra sobre a incapacidade do Estado de fiscalizar as empresas ferroviárias privatizadas. A opinião pública e líderes políticos avaliam que o choque, ocorrido na terça-feira, 5, foi conseqüência do conflito de interesses entre a busca do lucro e a segurança.
O governo britânico, muito criticado pelo episódio, quer agora retirar das empresas que controlam as linhas ferroviárias a responsabilidade pela segurança dos passageiros. O sistema ferroviário inglês foi privatizado há cerca de três anos.
John Prescott, ministro dos Transportes, afirmou que o relatório do departamento de regulamentação do setor apontou as fragilidades da gestão privada. No choque, o maior ocorrido no país nas última décadas, morreram pelo menos 40 pessoas.
Se até na Inglaterra, berço do neoliberalismo, as privatizações estão sendo questionadas, o melhor seria o governo brasileiro repensar o modelo econômico e parar de entregar o patrimônio público aos grandes grupos nacionais e internacionais. Aqui, as agências reguladoras têm menos poder ainda do que suas similares britânicas, ou seja, não controlam absolutamente nada. Só servem para aprovar reajustes nas tarifas dos serviços.
fonte: AFUBESP