Abaixo-assinado envolve clientes em campanha por contratações no Santander
Novas medidas serão adotadas em campanha por contratações e para regularização de estagiários e terceirizados
Nos próximos dias, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e a Afubesp estarão passando abaixo-assinado para adesão dos clientes à campanha por mais contratações para a melhora do atendimento e das condições de trabalho. A idéia é atingir os principais pontos de atendimento dos bancos controlados pelo grupo.
“Não é possível que um banco que ganha tanto dinheiro no Brasil penalize funcionários e clientes da maneira que o grupo espanhol faz aqui”, afirma Marcos Benedito, diretor do Sindicato e funcionário do Santander Brasil.
Irregulares – Outro ponto importante é a regularização de milhares de estagiários e funcionários terceirizados. E o Santander Banespa já foi condenado por essas práticas antes. Decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), de 2004, reconheceu que um ex-empregado contratado pela empresa Newlabor, que prestava serviços nas dependências do Banespa, tinha os mesmos direitos dos funcionários do banco.
“Essa terceirização fraudulenta já foi denunciada por nós diversas vezes e reconhecida pela Justiça. Se a direção do grupo insistir na prática, passará a ter enorme passivo”, conclui Marcos.
Assédio moral é cotidiano
Falta de funcionários, excesso de trabalho, metas e mais metas. A pressão vivida todos os dias pelos funcionários do Santander Banespa tem nome: é assédio moral. Prática que o Sindciato e a Afubesp combatem diariamente, mas que precisa da colaboração dos bancários para que o combate se torne mais efetivo.
“Denuncie, entre em contato com o Sindicato e faça valer seus direitos. É necessário cortar esse mal pela raiz para que mais pessoas não sejam submetidas a estresse, a doenças ocupacionais e distúrbios psíquicos”, afirma Rita Berlofa, Diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região
fonte: Folha Bancária – Seeb SP