ABAIXO-ASSINADO COM 2480 SUBSCRIÇÕES PLEITEIA ASSEMBLÉIA NA CABESP
Representantes do Comando Nacional Banespa (cutista) protocolaram hoje na Cabesp abaixo-assinado com 2.480 assinaturas. O documento faz parte da campanha defendida pelo Comando de exigir que a entidade convoque Assembléia Geral Extraordinária para deliberar sobre os seguintes pontos:
Determinar que a Cabesp e sua diretoria ingressem com ações na Justiça visando questionar e suspender o processo de privatização do Banespa;
Autorizar os associados da Cabesp a ingressarem com ações na Justiça com o mesmo propósito;
Reformular o Estatuto social para atualizá-lo e proteger a Cabesp e seu patrimônio no processo de privatização;
Outros assuntos de interesse dos associados.
Paulo Salvador, conselheiro fiscal eleito pelos associados, explica que se a diretoria da Cabesp quiser ela pode emperrar todo o processo de privatização, uma vez que dispõe de 15,5% de ações do Banespa. “Até agora, no entanto, a diretoria tem se pautado pela submissão à União e ao Estado. Tem votado com eles a favor da federalização e da privatização, traindo a vontade e expectativa dos banespianos”, diz.
Para o diretor da Afubesp, Antônio Carlos Conquista, a assembléia é importante para autorizar os associados a ingressarem com ações na Justiça, que questionem, por exemplo, a venda dos títulos da dívida externa (os bradies) que implicaram prejuízo para a Cabesp.
Com relação ao estatuto, Conquista chama a atenção para o artigo 69, que vincula o patrimônio da caixa de assistência ao Banespa e obras sociais. “Queremos alterar essa cláusula, para deixar bem claro, que a Cabesp pertence aos associados”, esclarece.
Segundo reza o abaixo-assinado, a diretoria da Cabesp tem prazo de 90 dias, a partir de hoje para realizar a assembléia.
Também participaram da entrega do abaixo-assinado, Vera Marchioni, secretária de comunicação do Corep e Osvaldo Rafael, representando a Direp.
Fonte:Afubesp