A greve em Porto Alegre continua no BB e na CEF; Nova assembléia nesta sexta
Os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal continuam em greve nesta sexta-feira, dia 13, em Porto Alegre. A decisão foi tomada em assembléia geral realizada no início da noite de quarta-feira, dia 11, no Clube do Comércio. Nova assembléia de avaliação do movimento será realizada nesta sexta-feira, às 17h, no mesmo local.
As propostas do BB e da Caixa para as pautas específicas permanecem insuficientes. Ao contrário da Caixa, que apresentou uma promoção de letra (delta) para todos os empregados, a direção do BB nada ofereceu além do reajuste de 3,5% oferecido pela Fenaban.
“As direções do BB e da Caixa têm que parar de se esconder atrás da mesa da Fenaban”, reiterou o presidente do SindBancários, Juberlei Bacelo. “A saída da greve passa pelo atendimento das pautas específicas”, completou.
Outro impasse é a anistia dos dias parados. O SindBancários defende o abono de todos os dias da greve. A proposta da Fenaban prevê a compensação até o dia 31 de dezembro.
A manutenção da greve no BB e na Caixa também foi aprovada em assembléias de vários sindicatos na quarta-feira, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Piauí, Sergipe, Alagoas e Pernambuco (só BB), segundo levantamento preliminar da Contraf-CUT.
“Existe uma vontade dos bancários da Caixa e do BB para conquistar além da Fenaban”, frisou Juberlei. A paralisação na Caixa atinge 100% das agências e no BB, 70% das unidades, em Porto Alegre, mostrando a força e a disposição de luta dos trabalhadores desses bancos.
Fonte: afubesp