8ª Conferência Nacional: orientações da Contraf-CUT
A Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) divulgou as orientações para a 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, a ser realizada de 27 a 30 de julho, em São Paulo.
O evento terá como público-alvo 811 trabalhadores e trabalhadoras do ramo financeiro. As inscrições de delegados encerram-se ao meio-dia de 24 de julho. A pauta já está definida e terá os seguintes pontos: conjuntura nacional, ramo, saúde e campanha salarial (estratégia e mobilização).
As orientações definem os critérios de participação para a 8ª Conferência Nacional, prevendo dois tipos de delegados: os natos e os eleitos. O grupo de delegados natos é formado pelos membros do Comando Nacional dos Bancários: um representante de cada uma das 10 federações, um da Contraf/CUT e um representantes dos seguintes sindicatos (Bahia, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Ceará, Curitiba, Pernambuco, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo).
No total, serão eleitos 811 delegados, assim distribuídos: 430 trabalhadores das rede privada, estadual e de bancos federalizados e regionais, 180 trabalhadores do Banco do Brasil e 180 trabalhadores da Caixa Econômica Federal. Os bancários aposentados da Caixa, em número total de 36, vão participar como convidados da 8ª Conferência Nacional.
Caberá a cada federação organizar os seus eventos regionais. No Rio Grande do Sul, a 8ª Conferência Estadual dos Trabalhadores do Ramo Financeiro ocorrerá nos dias 15 e 16 de julho, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre. Para participar como delegado da 8ª Conferência Nacional, a exigência é de que o bancário compareça à 8ª Conferência Estadual e lá seja eleito.
Ainda para a 8ª Conferência Nacional, o prazo para inscrições de teses vence às 18h do dia 14 de julho, devendo serem remetidas para o e-mail [email protected]. Serão aceitas teses com 15 mil toques, incluindo os espaços em branco.
Confira a programação dos eventos nacionais:
Quinta – 27 de julho
9h às 18h
Encontro temático sobre ramo.
Encontro temático sobre saúde.
18h às 20h
Abertura oficial da 8ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro
Sexta – 28 de julho
9h às 18h
Encontro de funcionários de bancos privados, estaduais, federalizados e regionais.
Encontro dos funcionários do Banco do Brasil.
Encontro dos empregados da Caixa Econômica Federal (22º Conecef).
Sábado – 29 de julho
9h às 18h
Conjuntura nacional.
Análise macro setorial.
Exposição sobre perfil do trabalhador do ramo financeiro.
Domingo – 30 de julho
9h às 13h
Estratégia e mobilização da campanha salarial.
Encerramento.
fonte: Fenae Net