1º CONGRESSO UNIFICADO DOS BANCOS PÚBLICOS (VEJA NOTA DO CNB BRASIL)
“Entre os dias 22, 23, 24 e 25 de julho será realizado, em São Paulo, o “1º Congresso Unificado dos Bancos Públicos” que visa iniciar a articulação e resistência dos bancos federais – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, BNB, Basa e Banespa – contra as tentativas de privatização do governo neoliberal de Fernando Henrique Cardoso.
No dia 23 os delegados de todos os bancos farão sessão conjunta que pretende se transformar em um grande ato em defesa dos bancos públicos. “Estamos atravessando momento político importante, com as revelações da CPI do Sistema Financeiro e as recentes denúncias de envolvimento direto de FHC na privatização das Teles” avalia Sérgio Rosa, presidente da CNB. “Não podemos perder a oportunidade de dialogar com parlamentares e a população sobre os prejuízos que a nação terá caso perca o controle dessas empresas”.
Durante o Congresso, as Comissões de Empresa discutirão iniciativas próprias a serem tomadas dentro das respectivas instituições. O local para a realização do evento será divulgado nos próximos dias pela CNB-CUT.
Por outro lado, o Comitê Nacional em Defesa dos Bancos Públicos – que conta com representações de cada empresa, além da CNB – se reúne nesta quinta-feira, 27, em Brasília, para detalhar forma de organização, estratégia de atuação e definir campanha de divulgação.
Caravana no Ceará – Tauá, Tamboril, Independência e Boa Viagem são algumas das cidades que já foram visitadas pela Caravana em Defesa dos Bancos Públicos e Estatais que vem sendo realizado pelo SEEB-CE e sindicatos dos Correios e Petroleiros.
A Caravana foi iniciada no dia 27 de abril na região de Massapê e tem percorrido, em média, 10 cidades por semana, tendo já atingido 43 cidades. Os integrantes do movimento de defesa realizam audiências públicas nas Câmaras Municipais e conseguido formar comitês municipais de defesa com caráter suprapartidário, reunindo autoridades políticas da região.
A intenção é que, até o dia 30 de julho, a Caravana tenha passado pelas 184 cidades do Ceará. Para se ter uma ídéia das dimensões que a iniciativa tem tomado, o ato do dia 12 de maio na cidade de Monsenhor Tabosa reuniu mais de 1500 pessoas.”
(Íntegra do texto divulgado na edição de hoje do CNB Brasil, boletim diário da CNB-CUT acessível na home page da entidade: www.cnbcut.com.br)
Fonte:Afubesp