13º CONGRESSO COMEÇAM COM A PRESENÇA DE MAIS DE 300 DELEGADOS
13º Congresso
Banespianos recarregam energias para
campanha salarial e luta em defesa do banco
Encerrou no começo da tarde a primeira etapa das discussões de hoje do 13º Congresso dos Banespianos promovido pelo Comando Nacional Banespa, integrado pela CNB-CUT, Fetec-SP/CUT, Afubesp, Seeb-SP, Direp/Corep, federações e sindicatos cutistas.
Mais de 300 delegados participaram da abertura, quando se votou o regimento interno e iniciou-se as exposições dos convidados. Primeiro foi apresentado um trabalho de Maria de Fátima Marinho de Souza “Prevalência e Risco para Lesões por Esforços Repetitivos (LER) entre Trabalhadores em Processamento de Dados Bancários”, que inclui ampla pesquisa no Banespa e aponta o altíssimo nível da doença entre os funcionários do banco.
A seguir, os convidados Sérgio Rosa, presidente da CNB-CUT, João Vaccari, pres. Sindicato dos Bancários de São Paulo e Dirceu Travesso, diretor da Fetec, introduziram as discussões do Painel sobre Campanha Salarial, com abordagem da conjuntura nacional, cenários para a campanha deste ano, estratégia dos banqueiros e perspectivas para a categoria.
Flashes -Em seu pronunciamento, Sérgio Rosa ressaltou que a campanha salarial na categoria hoje não pode prescindir do debate sobre o futuro dos bancos públicos. No caso específico do Banespa, ele alertou para a necessidade de impedir qualquer rebaixamento do acordo, pois isso é a estratégia do governo para facilitar a privatização do banco. Para Dirceu Travesso, aprofundar o desgaste do governo FHC é a possibilidade de impedir que o Banespa seja privatizado. Afirmou também que defender o Banespa hoje significa defender que a Nossa Caixa, da qual é funcionário, não seja privatizada amanhã.
Vaccari destacou a histórica resistência dos banespianos, para ele a mais longa de que se tem notícia no país, no último período.
Tem mais – À tarde estavam previstas reuniões dos 8 grupos temáticos: Segurança – assalto/seqüestro, Saúde, Conglomerado, Cabesp, Cipa, Banesprev, Complementação aposentadoria antes de 75 e Jornada de Trabalho – horas extras/estagiários.
Unificar para fortalecer – Amanhã, 23, os delegados participam da atividade unificada com os funcionários do BB, CEF, BNB e Basa no Memorial da América Latina. À tarde haverá ato público com a presença de parlamentares e autoridades.
No sábado será a plenária de encerramento do Congresso, novamente na quadra dos Bancários.
fonte: AFUBESP